Um flash dos meus 30 anos de fotografia.



Anos 80, meu primeiro contato com uma câmera fotográfica. Ao fotografar ambientes para uma pesquisa no curso de decoração de interiores na Panamericana Escola de Arte e Design, decidi no mesmo ano fazer também um curso de fotografia. Em 1985, fiz diversos cursos na Kodak do Brasil e através deles pude participar de congressos fora do Brasil. Em seguida, outra oportunidade importante: um estágio com Nakamura, o mestre na fotografia de produtos (still), com quem passei 5 anos aprendendo com sua experiência os segredos desse tipo de foto. No final dos anos 80, finalmente monto meu primeiro estúdio, na Rua Jauaperi, no Bairro de Moema. Nessa época, além de fotos de produtos para agências de propaganda, fotografei muito para gravadoras e tive o prazer de receber no meu estúdio nomes como Capital Inicial, Ira, Hermeto Pascoal, Vera Figueiredo e cair na estrada pelo sul do pais com a Banda Kid Abelha. Tanto gostei de trabalhar para área musical que passei também a fotografar grandes eventos musicais como o Hollywood Rock, Free Jazz Festival e fiz a cobertura dos shows de Tina Tuner, Sting, The Cure e Igy Pop para a revista Som Três, cujo diretor chefe no ocasião era o Maurício Kubrusly.

Em 1988, para tornar público esses registros, realizei a exposição “Luz do Som” no Mac, com texto de abertura do próprio Maurício. Pouco depois, após passar por uma rigorosa seleção de 3 meses, fui aprovada e contratada como fotógrafa do departamentos de eventos e operações promocionais da Mercedes Benz do Brasil onde pude participar de diversos projetos e eventos do setor automobilístico, com direito a entrar nos boxes da fórmula 1 e andar de Mercedes com Nelson Piquet no circuito de Interlagos. Encerrado esse ciclo, decidi, pela segunda vez, montar um novo estúdio. Agora, para atender uma carteira de clientes da área de marketing promocional, que incluía marcas consagradas como a Renault do Brasil, que atendi durante 10 anos, fotografando grandes eventos. Nesse período, trabalhei também para a BFerraz e projetos como o Skoll Beats, Super Casas Bahia, Meus Prêmios Nick, Audi entre outros. Investi em equipamentos digitais e desde então assumi a fotografia de eventos como uma de minhas especialidades. Atividade que me trouxe uma significativa experiência para fotografar ambientes, produtos, gastronomia, com administração de tempo e organização de processos em contextos onde tudo acontece em tempo real e muito rápido. Em 2010, voltei a trabalhar por 2 anos como fotografa contratada,

só que dessa vez em uma agência de marketing promocional, a Dabster comunicação. Experiência que me trouxe novos conhecimentos, pois eu estava dentro do departamento de criação e pude vivenciar todo o processo de montagem de uma campanha promocional, até a apresentação ao cliente. Em 2013, realizei um ensaio fotográfico chamado Heróis Urbanos, que unia personagens da ficção, fotografia de produto e arquitetura. Trabalho que gerou 4 exposições fotográficas na cidade de São Paulo, além de um incrível destaque na mídia impressa, televisiva e nos portais de notícias da internet como Uol, G1, Veja, Folha de São Paulo e Estadão. Hoje, com 30 anos de carreira, posso dizer que transitei por diversas áreas da fotografia e sinceramente fica difícil afirmar o que mais amo fotografar. Mas não tenho dúvidas de que escolhi a profissão certa. Apesar da fotografia estar passando por uma grande transformação sendo diluída pela tecnologia e sua popularização nas redes sociais, está nascendo uma nova fotografia que é mais democrática e autoral. Acredito que, assim como o “belo” no início da fotografia era o objetivo da foto, hoje talvez a fotografia não tenha mais um objetivo e sim uma trajetória de infinitas possibilidades nas Artes Visuais.


BIOGRAFIA


Fotógrafa há 30 anos, a paulista Kátia Arantes é formada pela Escola Panamericana de Artes de São Paulo com cursos em New Orleans pela Kodak do Brasil, Senac e ESPM.

Iniciou sua carreira com um dos grandes mestres da fotografia de Produto, o oriental Nakamura. Como colaboradora, suas lentes já estiveram a serviço da Folha de São Paulo, das revistas Som Três sob direção de Maurício Kubrusly, Club Renault e revista “Sua Boa Estrela” (Mercedes Benz), onde especialmente também atuou, entre 1992 a 1994, como fotógrafa contratada pelo departamento de comunicação, tornando-se a primeira mulher a ocupar tal cargo no Brasil pela marca. Em parceria com a B. Ferraz durante 6 anos fotografou grandes eventos de grandes marcas.


Em 2011 foi contratada pela Dabster Comunicação onde trabalhou como fotógrafa dentro do departamento de criação da agência.

Além de fotografar para Agências de Eventos e Publicidade, vem crescendo seu interesse pela fotografia de Hotelaria e Gastronomia e atualmente atende ao Grupo Vimotur e nomes conhecidos da Gastronomia como Vinicius Rojo e Fabrice Le Nud.


Sua experiência vai da área publicitária à de eventos e gastronomia e sua carteira de clientes está assinada por grandes marcas em diversas áreas

• Mercedes Benz, Renault, ,BMW, Nissan, Maserati,
• Audi , Toyota-Lexus , Hyundai, Abrahy,Abracop
• Mizuno ,Good Year, Unilever (Lux), Centrum (Polivitamínico),
• Laboratorios Médicos Roche/Pfizer/ Boehringer /Sanofi/Actelion
• Mastercard, Visa (Cirque du Soleil),
• Bradesco, Rede Accor, Gafisa, Claro, Santander, Itáu
• Petrobras, Ferrari (GP do Brasil de Formula 1),
• SkolBeats, ,Nickelodeon, Super Casas Bahia
• HP do Brasil, Mongeral Seguros, Gerdau, Bosch
• Azaléia , Avon, Unilever,
• Rojo Gastronomia, Patisserie Douce France,
• Correias Mercúrio,
• Moet Hennessy Brasil (Moet & Chandon) • FENABRAVE • USP/Lorena

 
 
EXPOSIÇÕES FOTOGRÁFICAS

“LUZ DO SOM” – no MAC (Museu de Arte Contemporânea de São Paulo)
“FOTO JAZZ” – casa noturna Sanja Bar – SP
PRÊMIO PORTO SEGURO DE FOTOGRAFIA - Exposição coletiva de 11/05 à 07/06 de 2001. Espaço Porto Seguro de fotografia.
HERÓIS URBANOS – SENAC – Lapa Scipião de 01/06 à 20/06/2012
PAIXÃO VERDE E AMARELA – Ensaio selecionado para o XVII Encuentros Abiertos – Festival de La Luz “ no Centro Cultural Recoleta em Buenos Aires em Agosto de 2012.
HERÓIS URBANOS – CENTRO CULTURAL SÃO PAULO – GIBITECA HENFIL De 11/09 à 28/10/2012.
HERÓIS URBANOS – ESPAÇO CULTURAL PORTO SEGURO-Curadoria Marco Griesi De 15/05 a 28/07/2013.
HERÓIS URBANOS - ESPAÇO CULTURAL DO CENTRO UNIVERSITÁRIO BELAS ARTES DE SÃO PAULO. De 05/09 à 05/10/2013
HERÓIS OU VILÕES? ON-LINE - Junho 2020.

TRABALHOS FOTOGRÁFICOS COMO VOLUNTÁRIA

- Instituto NINA Rosa
- Sorriso do Bem
- ANDA
- Greenpeace

PALESTRANTE

(2009)
• A Construção do Olhar na Fotografia de Eventos Empresariais Palestrante no segundo Congresso Integrado do Conhecimento – Instituições Superiores Salesianas.

(2013)
• Processo criativo da Exposição Heróis Urbanos. Palestrante no dia 18 de setembro às 20h00 na Unidade 3 do Centro Universitário Belas Artes de São Paulo , para os alunos do curso Superior Tecnológico de Fotografia.

( 2016)
• A criatividade na cobertura de eventos Corporativos
• O uso de diversas técnicas de diferentes areas da fotografia como retratos, gastronomia, arquitetura e still que são necessárias para cobertura de eventos corporativos.
• Centro Universitário Belas Artes de São Paulo, para alunos do curso Superior Tecnológico de fotografia.
Fotógrafa convidada pelo Professor Hector Rodrigo Guinez.

( 2020)
• Fotografia Criativa e Conceitual- Exposição Heróis Urbanos.
• Palestrante on line no dia 14 de abril para os alunos do curso Superior Tecnológico de Fotografia da UNIP São Paulo